Antártida
-53 a -28°C
temperatura
99 horas
luz solar por dia
12 mm
chuva
353 dias
seco
0 dias
chuva
12 dias
neve

Clima de Antártida

Antárctica é conhecida mundialmente pelas suas temperaturas geladas e condições secas. Devido à sua proximidade com o gelado Oceano Sul e à altitude relativamente alta, a Antárctida tem um clima polar durante todo o ano. De facto, a Antárctida tem áreas onde o termómetro desce regularmente abaixo dos -50 graus Celsius.

Médias climáticas para o ano inteiro

  • Dia: a temperatura média diurna está entre -53°C e -28°C durante o dia
  • Noite:a temperatura média nocturna situa-se entre -57°C e -37°C
  • Chuva: chove 0 dias e há um total de aproximadamente 12 mm precipitação
  • Neve: neva em média 12 dias por ano
  • Horas solares: ao longo do ano há 99 horas de sol
Temperatura máxima: entre -53°C e -28°C
Mês mais quente: -28°C em janeiro
Mês mais frio: -53°C em junho
Temperatura nocturna: entre -57°C e -37°C
Dias secos: 353 dias
Dias com chuva: 0 dias
Dias com neve: 12 dias
Soma total de chuva: 12 mm
Número de horas de sol: 99 horas

Como um continente geograficamente isolado, a Antárctida experimenta algumas das piores condições climáticas do mundo. Estando tão longe do equador, o continente vê muito pouco sol devido à sua latitude. As temperaturas constantemente baixas resultam da elevada altitude do continente e da falta de luz solar.

As oscilações sazonais de temperatura são uma realidade na Antárctida, apesar da imagem do continente como um manto de gelo permanente. Abaixo está uma visão geral do tempo sazonal do continente por altura do ano:

Primavera (Setembro-Novembro)

Temperaturas na Antárctida começam a subir lentamente até aos -20 a -30 graus Celsius por todo o continente na Primavera. Há mais nuvens e mais chuvas na Primavera, já que a frente polar começou a sua migração para norte.

A Primavera na Antárctida ainda está bastante seca, com a maior parte do continente a receber menos de 100 mm de precipitação anualmente, apesar do aumento das nuvens e da precipitação.

Verão (Dezembro-Fevereiro)

algumas partes da Antárctida atingem temperaturas próximas dos 0 graus Celsius durante todo o Verão. No entanto, temperaturas frias de -10 a -20 graus Celsius persistem em torno das costas do continente.

Embora seja Verão na Antárctida, o continente ainda está coberto de neve porque a ausência de sol no Inverno impede que o gelo derreta. Como este é o caso, a neve cobre o chão durante todo o ano.

Outono (Março-Maio)

As temperaturas nos meses de Outono da Antárctida oscilam à volta dos -20 graus Celsius, tornando-os bastante próximos das temperaturas da Primavera. No Outono, a frente polar começa o seu movimento para sul, resultando em céus nublados e mais chuva do que o habitual.

Embora haja mais nuvens e chuva no Outono, grande parte da Antárctida ainda tem uma estação seca, com precipitações anuais inferiores a 100 milímetros.

Inverno (Junho-Agosto)

Temperaturas extremamente baixas de -40 a -50 graus Celsius são comuns durante os meses de Inverno na Antárctida. No Inverno, as rajadas de vento podem atingir velocidades de até 200 km/h.

Apesar das temperaturas geladas, a Antárctida é a que menos chuva chove no Inverno. A frente polar, uma faixa de nuvens que rodeia o continente, é mais fraca no Inverno, o que explica este fenómeno. Como resultado, a Antárctida recebe muito pouca precipitação no Inverno. Grande parte do continente recebe menos de 50 milímetros de precipitação todos os anos.

Diferentes climas regionais

O clima Antárctico é muito consistente em todo o continente, com excepção das zonas costeiras, que são ligeiramente mais quentes e húmidas do que o interior. As baixas temperaturas de Verão de 10 a 20 graus Celsius e as baixas temperaturas de Inverno de 30 a 40 graus Celsius caracterizam as zonas costeiras.

Diferenças na precipitação ocorrem juntamente com diferenças de temperatura na Antárctida. Algumas zonas costeiras podem receber até 500 milímetros (mm) de precipitação anualmente, muito mais do que as zonas interiores.

Em suma, a Antártida tem um clima severamente frio e seco, com temperaturas que descem regularmente abaixo dos -50 graus Celsius. Apesar disso, o continente sofre mudanças sazonais de temperatura e precipitação.

Gráfico da temperatura

Este gráfico mostra a média da temperatura máxima (vermelho) e da temperatura mínima (azul) para Antártida.

Gráfico da precipitação

Este gráfico mostra a quantidade média de precipitação por mês para Antártida.

Tabela climática de Antártida

Nesta tabela climática podes ver num relance qual é o tempo médio por mês para Antártida. Os dados foram recolhidos ao longo de um período de 30 anos, a partir do qual se obteve uma média mensal. De ano para ano, as diferenças podem ser maiores ou menores, mas com esta tabela climática tens uma boa ideia de como será o tempo para Antártida num determinado mês.

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Dia -28 -37 -47 -52 -51 -53 -53 -53 -51 -45 -34 -28
Noite -37 -45 -52 -55 -55 -57 -57 -57 -56 -52 -43 -37
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Precip 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1
Dias de
chuva
- - - - - - - - - - - -
Dias de
neve
1 1 1 1 2 1 1 1 1 - 1 1
Dias
secos
30 27 30 29 29 29 30 30 29 31 29 30
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Horas de sol
por dia
0 1 1 0 0 0 0 0 1 1 0 0
Força do vento (Bft) 3 3 3 3 4 4 4 3 4 3 3 3
Médio UV 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 1

Quando ir para Antártida

Apenas um pequeno número de aventureiros visita anualmente o insólito e remoto continente da Antárctida. Se estás a considerar uma viagem a este continente congelado, queres saber quando ir para a melhor experiência. Encontrarás abaixo a altura ideal para visitar a Antárctida com base em várias variáveis, incluindo o tempo, a vida selvagem e a acessibilidade.

Média do tempo antárctico

Durante todo o ano, a Antárctida tem um clima frio e seco, com máximas e mínimas típicas de -10 a -30 graus Celsius. Mas no Inverno, foram registados mínimos de -70 graus Celsius em várias regiões do continente. Em termos de tempo, a época de Verão, que dura de Novembro a Março, é a época ideal para viajar para a Antárctida. Os dias são mais longos e o tempo é ligeiramente mais quente durante este período, com o sol a nascer por volta das 6 da manhã e a pôr-se por volta das 8 da noite.

Viver a vida selvagem

Penguins, focas e baleias são apenas alguns dos animais selvagens pouco comuns encontrados na Antárctida. A época de reprodução, que dura de Novembro a Fevereiro, é a altura ideal para viajar para a Antárctida se quiseres ver estes animais de perto. As focas dão à luz durante este tempo e os pinguins estão ocupados a reproduzir e a criar as suas crias. Além disso, várias espécies de baleias migram para as águas em torno da Antárctida para se alimentarem durante este período.

Apenas barcos ou aviões podem viajar para a Antártida, e a maioria dos turistas chega lá em cruzeiros da América do Sul ou das Ilhas Malvinas. Como os meses de pico são Dezembro e Janeiro, estes cruzeiros partem normalmente de Novembro a Março. É melhor reservar o teu cruzeiro com bastante antecedência se estás a considerar visitar a Antárctida, pois muitas vezes esgotam-se rapidamente.

A melhor altura para visitar por área

Embora os meses de Verão sejam muitas vezes a altura ideal para visitar a Antárctida, há várias excepções dependendo de para onde queres viajar.

Área do Maross

No extremo oriental do continente, a zona do Mar de Ross é conhecida pelas suas belas paisagens e pela diversidade da vida selvagem. Os melhores meses para visitar esta área são de Novembro a Janeiro, quando os dias são mais longos e as temperaturas são um pouco mais amenas. Muitas espécies diferentes de baleias viajam para a região por volta desta estação para se alimentarem.

Península Regional

A península, localizada na metade ocidental do continente, é conhecida pela sua costa rochosa e extensas colónias de pinguins. De Novembro a Fevereiro, quando os pinguins estão a reproduzir e a criar activamente as suas crias, é a altura ideal para explorar esta área. Além disso, várias espécies de focas dão à luz os seus cachorros durante este período.

Conclusão

O tempo ideal para viajar para a Antárctida depende principalmente dos teus próprios interesses e objectivos de viagem. Os meses de Verão de Novembro a Março são os melhores momentos para visitar se quiseres experimentar temperaturas mais amenas e dias mais longos. A época do acasalamento, que decorre de Novembro a Fevereiro, é a altura perfeita para vires se quiseres ver a vida selvagem especial do continente. Independentemente de quando decidires viajar para lá, a Antárctida é um local verdadeiramente notável que irá sem dúvida oferecer um encontro espantoso.

Clima de Antártida por mês

Qual é o clima médio num determinado mês para Antártida? Clica num mês para veres todas as médias mensais de luz solar, temperaturas máxima e mínima, percentagem de probabilidade de chuva por dia, queda de neve e número de dias de chuva.

Experiências tempo Antártida

Já esteve em na Antártida?

Deixe a sua experiência do tempo em Antártida para uma oportunidade de ganhar 100 euros!

O seu e-mail não aparecerá na revisão e não será transmitido a terceiros.
Viu um erro?

Envie-nos um e-mail, estamos-lhe gratos.