Machu Picchu
20 a 23°C
temperatura
3335 horas
luz solar por dia
737 mm
chuva
142 dias
seco
223 dias
chuva
0 dias
neve

Clima de Machu Picchu

O clima em Machu Picchu é aquele que as pessoas que gostam de variedade certamente irão apreciar. Isto porque a cidade inca, situada no alto dos Andes, tem um clima subtropical de montanha caracterizado por grandes variações de temperatura.

Médias climáticas para o ano inteiro

  • Dia: a temperatura média diurna está entre 20°C e 23°C durante o dia
  • Noite:a temperatura média nocturna situa-se entre 1°C e 8°C
  • Chuva: chove 223 dias e há um total de aproximadamente 737 mm precipitação
  • Horas solares: ao longo do ano há 3335 horas de sol
Temperatura máxima: entre 20°C e 23°C
Mês mais quente: 23°C em outubro
Mês mais frio: 20°C em janeiro
Temperatura nocturna: entre 1°C e 8°C
Dias secos: 142 dias
Dias com chuva: 223 dias
Dias com neve: 0 dias
Soma total de chuva: 737 mm
Número de horas de sol: 3335 horas

Machu Picchu tem um clima subtropical de montanha, que deriva da localização elevada da cidade nos Andes, a uma altitude de cerca de 2.400 metros acima do nível do mar. Esta altitude causa grandes variações de temperatura entre o dia e a noite, e entre as estações do ano. Além disso, a sua proximidade do oceano afecta a humidade e a precipitação, especialmente no Verão.

Verão

No Verão, de Dezembro a Março, Machu Picchu é quente e húmido. A temperatura média diária é de cerca de 20 graus Celsius, mas a humidade elevada pode fazer com que pareça mais quente. A chuva também é bastante comum nesta altura do ano, por isso não te esqueças do teu mackintosh se fores então.

Outono

No Outono, de Abril a Junho, Machu Picchu é mais fresco e seco. A temperatura média diária baixa para cerca de 15 graus Celsius e a humidade diminui. Esta é uma boa altura para ires se gostas de tempo mais ameno e menos hipóteses de chuva.

Inverno

No Inverno, de Julho a Setembro, Machu Picchu é frio e seco. A temperatura média diária pode descer abaixo dos 10 graus Celsius e há pouca ou nenhuma precipitação. Esta é a melhor estação se gostares de fazer caminhadas num clima frio e desfrutar de dias ensolarados e brilhantes.

Primavera

Na Primavera, de Outubro a Novembro, o tempo em Machu Picchu é imprevisível. A temperatura pode oscilar entre dias quentes e frios e pode haver tanto chuva como sol. Este é um bom momento para ires se fores flexível e aberto ao que o tempo tem para oferecer.

Gráfico da temperatura

Este gráfico mostra a média da temperatura máxima (vermelho) e da temperatura mínima (azul) para Machu Picchu.

Gráfico da precipitação

Este gráfico mostra a quantidade média de precipitação por mês para Machu Picchu.

Tabela climática de Machu Picchu

Nesta tabela climática podes ver num relance qual é o tempo médio por mês para Machu Picchu. Os dados foram recolhidos ao longo de um período de 30 anos, a partir do qual se obteve uma média mensal. De ano para ano, as diferenças podem ser maiores ou menores, mas com esta tabela climática tens uma boa ideia de como será o tempo para Machu Picchu num determinado mês.

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Dia 20 20 20 21 21 20 20 21 21 23 23 21
Noite 8 8 8 6 4 2 1 3 5 7 7 8
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Precip 155 120 116 41 9 19 9 10 18 44 78 118
Dias de
chuva
22 20 22 20 16 11 11 16 20 22 21 22
Dias
secos
9 8 9 10 15 19 20 15 10 9 9 9
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Horas de sol
por dia
8 8 8 9 10 10 10 10 10 10 9 9
Força do vento (Bft) 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
Médio UV 4 4 3 4 3 3 3 4 4 4 4 4

Quando ir para Machu Picchu

A melhor altura para visitar Machu Picchu é durante a estação seca, que decorre de Abril a Outubro. A estação das chuvas, de Novembro a Março, pode ser muito húmida e nebulosa, o que pode tornar menos apelativa a visita a esta famosa ruína Inca.

Durante a estação seca, Machu Picchu também está menos lotado, por isso se quiseres evitar as multidões, é aconselhável ir durante este período. Contudo, tem em mente que os meses de Verão de Julho e Agosto são tradicionalmente os meses mais movimentados, por isso se queres uma experiência realmente tranquila, é melhor viajar durante os meses de ombro.

Outra vantagem de visitar Machu Picchu durante a estação seca é que as condições meteorológicas nesta parte do Peru são geralmente bastante estáveis. Embora possas esperar duches ocasionais, as hipóteses de mau tempo são muito menores do que durante a época das chuvas.

Em termos de temperaturas, é normalmente quente em Machu Picchu durante a estação seca. As temperaturas podem atingir cerca de 25 graus Celsius durante o dia, por isso certifica-te de que trazes água suficiente e que trazes protecção contra o sol. À noite pode arrefecer um pouco, por isso traz um casaco quente se planeias ver o pôr-do-sol em Machu Picchu.

Em suma, a melhor altura para visitar Machu Picchu é durante a estação seca, de Abril a Outubro. Isto oferece a melhor hipótese de bom tempo e menos multidões, e garante que podes ver este belo local histórico no seu melhor.

Clima de Machu Picchu por mês

Qual é o clima médio num determinado mês para Machu Picchu? Clica num mês para veres todas as médias mensais de luz solar, temperaturas máxima e mínima, percentagem de probabilidade de chuva por dia, queda de neve e número de dias de chuva.

Experiências tempo Machu Picchu

Já esteve em na Machu Picchu?

Deixe a sua experiência do tempo em Machu Picchu para uma oportunidade de ganhar 100 euros!

O seu e-mail não aparecerá na revisão e não será transmitido a terceiros.
Viu um erro?

Envie-nos um e-mail, estamos-lhe gratos.